Dedetizar ou detetizar?

Dedetizar ou detetizar?

O que é correto: dedetizar ou detetizar? Em uma conversação informal ou escrevendo um artigo, você menciona o termo dedetizar, logo alguém discorda. Mas sim, você estava certo, a forma correta é dizer ou escrever dedetizar. Dedetizar, nada mais é que passar veneno ou aplicar um produto específico para controle de parasitas. Entre eles: baratas, pulgas, cupins, mosquitos ou pragas agrícolas.

DDT – Dicloro Difenil Tricloroetano

Em 1874, um estudante alemão sintetizou o Dicloro Difenil Tricloroetano, popularmente conhecido como DDT. Inicialmente esquecido, garantiu o Prêmio Nobel de Medicina de 1948 a seu descobridor moderno, o suíço Paul Müller. Relacionado ao verbo dedetizar, o DDT foi um pesticida em pó utilizado no período da Segunda Guerra Mundial, para proteger soldados contra insetos.

A reputação do DDT durou pouco. Em 1962, Rachel Carson escritora de “Silent Spring”, mostra que a referida substância do famoso pesticida não contribuí positivamente em dedetizar. Exterminava algumas espécies de animais, contudo, era nociva à saúde humana, com o risco de causar câncer e dano genético.

Neologismos e novos sentidos para a sigla

Do DDT ao neologismo. Da substância Dicloro Difenil Tricloroetano, ou, especificamente, da sigla DDT, surgiram os neologismos dedetização, dedetizado, dedetizador, dedetizar, dedetizável, dedetizadora. Hoje em dia, termos aceitos como palavras do vocabulário ortográfico da língua portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras.

Por fim, estreitando com o que ocorreu com outros neologismos, dedetizar, originariamente, significava aplicar DDT. Seu conteúdo semântico, porém, extrapolou os limites de seu significado. Assim, passou a representar qualquer substância similar, a exemplo do que se dá com Bombril e Cotonetes, por exemplo. Assim, aplicar toda e qualquer substância similar, ainda que não fundada no princípio ativo do Dicloro Difenil Tricloroetano (DDT), passou a ser dedetizar. É por isso que, hoje, embora vedado seu uso em nosso país, vêem-se, aqui e ali, as empresas dedetizadoras, que podem aplicar diversas substâncias com idêntico objetivo, mas seguramente não utilizam DDT para dedetizar.

 

Com toda essa história, se você vem sofrendo com qualquer tipo de infestação de pragas conte com os serviços da Tsuzuki. Nós trabalhamos com responsabilidade sócio ambiental, além disso contamos com a qualidade de produtos renomados do mercado. Dedetizar é o nosso negócio!